Diversos Eventos Marcam o Início do Semestre Letivo na FD

A Faculdade de Direito (FD) vivenciou, nos últimos dias, momentos de grande reflexão e bons debates.

Na sexta-feira (11 de agosto) foi realizada o Ato em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas, que marcou a abertura do semestre letivo e o Dia do Advogado. O Ato, no Auditório Joaquim Nabuco, foi realizado em conjunto com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), como forma de marcar o julgamento, no dia último dia 16 de agosto, das ações que versavam sobre a demarcação de terras indígenas, além da ação que visava a derrubada de um decreto de 2003 com regras para identificação e demarcação de terras ocupadas por remanescentes das comunidades quilombolas. Além do Ato em si, danças e rezas dos índios, dos quilombolas e das comunidades de terreiro foram feitas nos jardins da Faculdade e no Auditório Joaquim Nabuco, atraindo um número considerável de membros da comunidade acadêmica, além de representantes da ONU, do Ministério Público Federal e de outras entidades da sociedade civil.

Nos dias 14 a 18 de agosto ocorreu o seminário internacional “Entre o constitucionalismo e o autoritarismo, os riscos das democracias contemporâneas”, organizado pelos professores Argemiro Martins (UnB) e Roberto Bueno (Universidade Federal de Uberlândia), que reuniu pesquisadores de diversas universidades do país, além de Joseph Bendersky, professor do Departamento de História da Virginia Commonwealth University.

No dia 16 de agosto, no período da noite, ocorreu a Aula Magna alusiva ao início do semestre na FD, com a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Arantes. A ministra discorreu sobre a Reforma Trabalhista recentemente aprovada, tendo como debatedora a professora Gabriela Delgado. A exemplo do que ocorreu nos outros eventos, a Aula Magna contou com a participação intensa de alunos e professores debatendo temas que são cruciais para o presente e o futuro do país.

Evento 2017 2

Evento 2017 2 1